quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Você é uma pessoa precipitada?

                              Você é uma pessoa precipitada?
                            Provérbios 19.2
      
     Existem pessoas em nossos dias q sofrem por terem tomado decisões precipitadas na vida, sem refletir direito, sem pensar, de forma irresponsável, sem ter prudência de medir os resultados finais de suas escolhas.  

     A precipitação pode ser sinônima de imaturidade espiritual, falta de domínio próprio. A pessoa precipitada às vezes faz o que é certo, mas na hora errada. Quem age com precipitação geralmente tem uma vida atrapalhada e a falta de paciência produz precipitação. 
      O precipitado pouco está enxergando o caminho, as vezes os precipitados são irritantes, nem sempre a mente está pura. São cheias de desejos, querem que as coisa funcionem a qualquer custo, mesmo quando elas estão erradas e quando isto não acontece frustram. 

      O precipitado jamais dará tempo pra Deus responde-lo, age depois pensa nas consequências. Não faça coisas precipitadamente, pois você correrá o risco de colher frutos amargos.   Você é uma pessoa precipitada? A precipitação é o resultado de muitos fracassos. Qualquer atitude precipitada gera consequências.

terça-feira, 29 de abril de 2014

Racismo - O que a Bíblia diz?


                    O que diz a Bíblia sobre racismo, preconceito e discriminação?
   
O primeiro item a compreender nesta discussão é que há uma só raça: a raça humana. Caucasianos, africanos, asiáticos, indianos, árabes, judeus, etc, não são de diferentes raças, mas ao invés disto, são de diferentes etnias da raça humana. Todos os seres humanos têm as mesmas características físicas (com pequenas variações, é claro). Mas principalmente, todos os seres humanos são criados à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:26-27). Deus ama o mundo inteiro (João 3:16). Jesus entregou Sua vida por todos no mundo inteiro (I João 2:2). O “mundo inteiro”, obviamente, inclui todas as etnias da humanidade.
   
Deus não mostra parcialidade ou favoritismo (Deuteronômio 10:17; Atos 10:34; Romanos 2:11; Efésios 6:9), e nem nós deveríamos. Tiago 2:4 descreve a qualquer um que mostra discriminação como juiz “de maus pensamentos”. Devemos sim amar a nosso próximo como a nós mesmos (Tiago 2:8). No Velho Testamento, Deus dividiu a humanidade em dois grupos “raciais”: judeus e gentios. A intenção de Deus era que os judeus formassem um reino de sacerdotes, ministrando às nações gentis. Mas ao contrário, em sua maioria, os judeus se tornaram orgulhosos de sua posição e desdenharam dos gentios. Jesus Cristo colocou fim a isto, destruindo a parede divisória da hostilidade (Efésios 2:14). Todas as formas de racismo, preconceito e discriminação são afrontas à obra de Cristo na cruz.
  
Jesus nos ordena que amemos uns aos outros assim como Ele nos ama (João 13:34). Se Deus é imparcial, e nos ama com imparcialidade, isto significa que precisamos amar aos outros com o mesmo alto padrão. Jesus nos ensina, ao final de Mateus 25, que tudo o que fizermos com o menor de Seus irmãos, faremos a Ele. Se tratarmos uma pessoa com desprezo, estamos maltratando uma pessoa criada à imagem de Deus; estaremos ferindo alguém que Deus ama e por quem Jesus morreu.

   
O racismo, em formas variantes e vários graus, tem sido uma praga na humanidade por milhares de anos. Irmãos e irmãs de todas as etnias, isso não pode ocorrer! Para as vítimas do racismo, preconceito e discriminação: você precisa perdoar. Efésios 4:32 declara: “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. Aos responsáveis pelo racismo, preconceito e discriminação: vocês precisam se arrepender e apresentar-vos “a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça” (Romanos 6:13) Que Gálatas 3:28 seja completamente cumprido: “Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Está consumado



Nada pode ser acrescentado à obra consumada de Cristo no calvário para sustentar o peso da salvação do mundo. As palavras de Jesus na cruz: Está consumado ( João 19:30), é a tradução grego de uma só palavra que mais literalmente poderia ser traduzido como: terminado, completo, acabado.

Esta única palavra relata do maior milagre realizado pelo Senhor, a obra de redimir um mundo perdido. Como a nossa redenção foi perfeitamente consumada, é impossível acrescentarmos qualquer obra  nossa aquilo que foi realizado na cruz.
Assim com toda segurança, podemos depositar nossa eterna confiança nesta única palavra importante... Consumado. Nos não somos salvos pelo que fazemos mas pelo que Cristo fez por nós.