quinta-feira, 21 de março de 2013

Ele está perto

Salmo 139

você alguma vez já pensou em fugir Deus? ou você já esteve em uma situação tão difícil que pensou em esconder-se Dele, imaginando que Ele não saberia onde encontrá-lo?

Davi, o autor do Salmo 139, fez uma pergunta provocativa: para onde me ausentarei do teu Espirito? (v.7). Ele respondeu à sua própria pergunta com duas citações paralelas. Primeiro disse: se eu subo aos céus, lá estás (v. 8). A final, onde mais haveria de estar Deus?

Mas a segunda resposta de Davi foi impressionante: se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também ( v. 8). A palavra profundo abismo, traduzida do hebreu é Sheol. Este era o lugar para onde as almas dos mortos iam, antes de Cristo ressuscitar dos mortos.

Ao considerar a grandeza da presença de Deus, Davi reconheceu que não existem limites que Deus não possa transpassar. a pergunta que precisamos fazer  não é onde está Deus? mas onde Ele não está?

Não existe nenhum lugar para onde podemos ir que esteja oculto aos olhos de Deus. Nada do que experimentamos está fora do alcance de sua presença amorosa. Que consolo saber que Ele está perto de cada um de nós.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Fé ativa

O Senhor, Deus de meu senhor Abraão, rogo-te que me acudas hoje( Gn 24:12).

Uma menina da 5ª série estava observando a seu pai, que lutava no enorme jardim de sua casa. Quando ele finalmente havia terminado, ela lhe falou: Papai, como gostaria que tivéssemos um cortador de grama do tipo que se pode montar. Eu vou comprar um para você  E ele não deixou de se esforçar para cumprir sua promessa que parecia ser impossível. Ela começou a orar por este cortador de grama para seu pai. E começou a economizar dinheiro fazendo os mais diversos trabalhos.

Finalmente a menina havia economizado 50 dólares, mas todos sabiam que isto não era o suficiente. Um dia, ela e sua mãe viram um corta-grama desde tipo, que estava à venda. Curiosas, elas foram olhar o anúncio mais de perto. E até funcionava!

Em Gênesis 24 lemos a narração do servo de Abraão em busca de uma esposa para Isaque. Ele tinha difícil tarefa de encontrar uma mulher de uma família a algumas centenas de kilometros distante dali. E ela deveria estar disposta a regressar com ele a Canaã. Ele orou especificamente, fez tudo o que pôde e esperou no Senhor.

Dois pedidos de oração semelhantes e impossíveis. Dois crentes fiéis em oração e ação. Esta é a fórmula para grandes resultados. Nem todas as orações são respondidas afirmativamente, é claro, mas esta não deve ser a nossa preocupação. Nossa tarefa é ver a necessidade, perguntar a Deus por auxílio e fazer o que podemos fazer. Todos nós necessitamos de uma fé ativa. Uma fé viva é uma fé ativa.

sábado, 9 de março de 2013

Quando você quer vingança

Não vos vingueis a vós mesmos...porque está escrito, A mim pertence a vingança; eu retribuirei, diz o Senhor ( Romanos 12:19).

Uma pessoa com intenções de vingança está propensa a fazer algo de que se arrependerá mais tarde. Ou, se não o fizer na prática, se tornará gradualmente amargurada, odiosa e muito infeliz.

Aitofel é um exemplo marcante. Ele tinha sido um íntimo conselheiro  companheiro do rei Davi. Mas ele se uniu a Absalão quando esteve jovem decidiu tirar o trono de seu pai.

Porque? É provável que Bate-Seba, a jovem mulher a qual o rei Davi tomou para si, era a neta de Aitofel (2 Sm. 11.3; 23:34). Neste caso, ele tinha direito de estar aborrecido com o rei! Sentimentos de vingança tomaram conta dele. Quando teve oportunidade, ele correu a Absalão disse-lhe como tomar o trono do pai. Absalão, todavia, rejeitou o seu conselho. Desesperado, Aitofel se suicidou ( 2 Sm. 17:23).

Poderia ter sido tão diferente. Se Aitofel tivesse falado com Deus a respeito de seu ódio e depois com Davi. Ele teria ouvido da tristeza do rei com respeito a seu pecado (Sl.32:51). Ele poderia tê-lo perdoado e continuado seu amigo. Ele poderia ter-nos ensinado como lidar com a raiva.

Mas podemos aprender através de seu exemplo negativo a rejeitar a idéia de vingança e em seu lugar seguir o caminho da confrontação em amor e da disposição em perdoar. A vingança coloca você no mesmo nível de seu ofensor.

quinta-feira, 7 de março de 2013

O Propósito Do Oleiro

Como o vaso se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe apareceu ( Jeremias 18:4).

Jeremias observava atentamente como o oleiro dava forma ao barro, tudo parecia estar indo bem até que ele viu uma falha. Mas em lugar de lançar o barro fora, ele o remodelou até que conseguiu produzir um vaso novo perfeito.

Deus falou ao profeta que era isto o que queria fazer com Israel. Seus pecados faziam com que eles não fossem o tipo de nação que Deus queria que fossem. Mas Deus não os lançou fora. Em lugar disto, Deus iria trazer circunstâncias em sua vida para efetuar as mudanças necessárias e moldá-los em uma nação que lhe agradasse.

Deus faz algo semelhantemente conosco hoje (crentes). Seja para remover pecados de nossas vidas ou para moldar nosso caráter à semelhança de Cristo, o Seu objetivo é aperfeiçoar-nos.

Alguns seguidores de Cristo parecem caminhar na vida sem maiores experiências de remodelagem. Mas com outros Deus, na sua infinita sabedoria, faz uso de medidas especiais. Como resultado, estas pessoas estão mais avançadas em sua maturidade espiritual quando partem desta vida.

Se você está passando por uma fase excepcional de pesar, desapontamentos e dor, não desespere. O Oleiro está fazendo, o seu trabalho em sua vida. Permita-lhe moldá-lo, removendo as imperfeições e fazendo crescer sua confiança Nele. Deus, as vezes, nos deixa quebrantados para poder nos remodelar.

terça-feira, 5 de março de 2013

Caminhando com Deus

Andou Enoque com Deus, e já não era, porque Deus o tomou para si. (Gênesis 5:24).

A medida que lemos através da Bíblia, Gênesis 5 se parece com os arquivos guardados num Tribunal da Côrte. Aparece o nome, idade e morte de uma pessoa. Nesta sucinta lista de Gênesis 5, repentinamente, somos confrontados com um homem que se destaca de qualquer outro."Andou Enoque com Deus, e já não era porque Deus o tomou para si "(v. 24).

Não sabemos muito mais a respeito de Enoque. Provavelmente cuidou de rebanhos, trabalhou na lavoura, cuidou de sua família. Quaisquer que foram seus deveres, sabemos que ele tinha conversas frequentes com Deus. Enoque expressava suas alegrias, suas dores, suas confusões e a responsabilidade que sentia por seus filhos. Ele andou com Deus.

Enoque aprendeu a amar o que Deus ama e a odiar o que Deus odeia. O mais interessante é que Enoque " obteve testemunho de haver agradado a Deus" Hb. 11:5). Certo dia, Deus deve ter dito algo semelhante como: " Enoque nós andamos um longo caminho juntos. Porque você não vem para casa comigo"? O escritor de Gênesis apena relata: " E já não era, porque Deus o tomou para si".

Ainda hoje o Senhor busca por aqueles que querem andar com ele. Que privilégio para nós! Aquele que é o Criador do universo, o Deus Soberano e o Redentor da humanidade busca a nossa amizade. Estamos nós buscando a sua também? Quanto mais perto você caminha com Deus, menos coisas poderão se interpor entre você e Deus.

sábado, 2 de março de 2013

Igrejas Conectadas Com a Missão II

Igreja tem a responsabilidade de levar a paz libertadora de Cristo a povos em diversas partes do mundo. Juntos podemos testemunhar às nações pelo poder do Espirito Santo, para alcançarmos Jerusalém, Judeia, Samaria e até os confins da terra.( At. 1:8).

Quero convidar você também a mobilizar seus amigos, familiares, lideres e igreja, compreendendo sua vocação, sua missão e integrado a este grande movimento, para que, tomados de amor e repletos do poder do Espirito Santo façamos parte do projeto de Deus para o mundo. Sim, você é peça fundamental para o avanço da obra missionária no mundo. Testemunhe às nações pelo poder do Espirito.

Conectar com quem?

O campo é o mundo. Deus ama a todos. Deus quer que sua mensagem  chegue a pessoas de todas as raças, povos, nações, etnias, tribos e línguas. "Porque Deus amou mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3:16).

Igreja de Cristo deve viver o amor. Viver o amor significa falar do amor do Pai por nós, da dedicação do filho à sua missão e do Espirito Santo, que nos dá poder para testemunhar.

De quem é o desafio?

A responsabilidade de testemunha é da igreja. Todos somos desafiados por Cristo a sermos suas testemunhas pelo poder do Espirito Santo. Isso não é tarefa de evangelistas, missionários e pastores. É nosso dever como crentes e seguidores de Cristo. Precisamos de ousadia, compromisso e o desejo sincero de ver o mundo transformado pelo poder do Espirito Santo.

Conecte sua igreja com projetos e visão missionária, Conecta jovens e adolescentes da sua igreja na visão missionária, Conecta as crianças na visão missionária. Ore diariamente pelos povos não alcançados, ore pelos missionários que estão em diversos lugares, ore pelo despertar de vocacionados, ore para que os crentes compreendam e se comprometam com a grande comissão e contribua com amor.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Igrejas Conectadas Com a Missão I

Cada crente em Jesus é um missionário. Cada testemunha de Jesus Cristo tem oportunidade de participar de Missões e ir a todos os cantos do mundo. A alguns lugares nós podemos efetivamente ir, por outros podemos orar e/ ou sustentar. Quando nos envolvemos em oração, contribuição financeira e ação missionárias, estamos vivendo nossa vocação para a missão.

O impacto do nosso testemunho precisa ecoar no coração de todos, em todos os cantos do mundo. Temos uma missão a cumprir. Igrejas devem se envolver ainda mais com a evangelização do mundo. Estejamos prontas a conquistar o mundo para Cristo, testemunhando as nações pelo poder do Espirito Santo.

Por que Conectar?

Deus é o Senhor da missão. Ele quer que nos integremos a esta missão, anunciando e apresentando a mensagem de salvação.
Deus deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade ( 1 Tm 2:4). Nós individualmente e como a igreja, não podemos ficar inertes, pensando que é possível transferir a quem quer que seja a responsabilidade de testemunhar às nações.

Como Conectar?

A ação missionária é a razão da igreja existir. Jesus disse: " Ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos". ( Mt 28:19-20)

Deus vocacionou a todos nós, sem exceção. Cada crente, comprometido com o crescimento saudável da igreja de Cristo, deve chocar sua vida e sua vocação a serviço do cumprimento da Grande Comissão. As formas de engajamentos com a evangelização do mundo são muitas, mas esse envolvimento precisa ser genuíno, de dentro para fora, deve partir do desejo de fazer parte do projeto de Deus  para o mundo. Seja intercedendo, contribuindo, atuando profissionalmente, voluntariamente, falando, mobilizando que seja sincero. Testemunhe com fé, amor e esperança.