sábado, 9 de março de 2013

Quando você quer vingança

Não vos vingueis a vós mesmos...porque está escrito, A mim pertence a vingança; eu retribuirei, diz o Senhor ( Romanos 12:19).

Uma pessoa com intenções de vingança está propensa a fazer algo de que se arrependerá mais tarde. Ou, se não o fizer na prática, se tornará gradualmente amargurada, odiosa e muito infeliz.

Aitofel é um exemplo marcante. Ele tinha sido um íntimo conselheiro  companheiro do rei Davi. Mas ele se uniu a Absalão quando esteve jovem decidiu tirar o trono de seu pai.

Porque? É provável que Bate-Seba, a jovem mulher a qual o rei Davi tomou para si, era a neta de Aitofel (2 Sm. 11.3; 23:34). Neste caso, ele tinha direito de estar aborrecido com o rei! Sentimentos de vingança tomaram conta dele. Quando teve oportunidade, ele correu a Absalão disse-lhe como tomar o trono do pai. Absalão, todavia, rejeitou o seu conselho. Desesperado, Aitofel se suicidou ( 2 Sm. 17:23).

Poderia ter sido tão diferente. Se Aitofel tivesse falado com Deus a respeito de seu ódio e depois com Davi. Ele teria ouvido da tristeza do rei com respeito a seu pecado (Sl.32:51). Ele poderia tê-lo perdoado e continuado seu amigo. Ele poderia ter-nos ensinado como lidar com a raiva.

Mas podemos aprender através de seu exemplo negativo a rejeitar a idéia de vingança e em seu lugar seguir o caminho da confrontação em amor e da disposição em perdoar. A vingança coloca você no mesmo nível de seu ofensor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário