segunda-feira, 29 de julho de 2013

Angola pobre país rico!

Angola, oficialmente República de Angola, é um país da costa ocidental de África, cujo território principal é limitado a norte e a nordeste pela República Democrática do Congo, a leste pela Zâmbia, a sul pela Namíbia e a oeste pelo Oceano Atlântico.
Capital: Luanda, Presidente: José Eduardo dos Santos; população , Moeda: Kwanza. O regime político vigente em Angola é o presidencialismo, em que o Presidente da República é igualmente chefe do Governo, que tem ainda poderes legislativos.

 Este país da Africa austrália foi uma colonia portuguesa  até 11 de novembro de 1975, quando acedeu à independência na sequência duma guerra de libertação.A Guerra Civil Angolana foi o confronto militar que ocorreu em Angola, de 1975 a 2002. Ela foi precedida pela Guerra de Independência de Angola, 1962 a 1974, e pelo conflito armado em torno da descolonização, 1974/75, que levou à independência do país em Novembro de 1975 - imediatamente seguida pela eclosão da Guerra Civil. Tanto no conflito em torno da descolonização como na Guerra Civil os principais intervenientes foram o MPLA e a UNITA, enquanto a FNLA passou rapidamente para um papel bastante apagado. Um quarto elemento, a FLEC, movimento separatista que luta pela independência de Cabinda desde 1975 até meados de 2000, levou a cabo as suas operações naquela província. A guerra foi travada em três períodos de grandes combates intervalados por períodos de paz: 1975-1991, 1992-1994 e 1998-2002.
A guerra terminou oficialmente no ano 2002, com a morte de Jonas Savimbi. O conflito resultou em cerca de 500 000 mortos  sendo umas das guerras mais prolongadas da Guerra Fria. Tanto a União Soviética como os Estados Unidos consideravam este conflito crítico para o equilíbrio de poder entre ambos.
 38 anos de guerra não produziram apenas uma tragédia em Angola. Produziram milhões de tragédias: 2 milhões de mortos, 1,7 milhão de refugiados, milhares de órfãos, 200 pessoas mortas de fome por dia, 80 mil crianças, velhos, homens e mulheres mutilados pelas milhões de minas semeadas pelo país afora. Em Angola, são milhões de tragédias, cada qual com um nome e uma história de final infeliz.
POBRE PAÍS RICO
 E é assim que entre tantas tragédias com nome próprio, há uma que se chama Angola. Um país que é rico em diamantes, mas antes não fosse: graças à exploração de jazidas no território ocupado, a guerrilha da Unita chegou a faturar US$ 400 milhões por ano, o suficiente para montar uma máquina de matar feita de tanques, artilharia antiaérea e canhões que disparam até 40 projéteis ao mesmo tempo a uma distância de 25 km do alvo.
Um país que é rico em petróleo, mas a maioria do povo não se beneficia disso. E seguem os pobres comprando garrafinhas de petróleo iluminante que acendem à noite para compensar a luz elétrica ausente da maioria dos musseks (versão angolana das favelas brasileiras) que se proliferam pela cidade, impulsionados pela guerra e a miséria.
      A riqueza do país exportador de petróleo não impede que um botijão de gás chegue a custar na candonga (mercado paralelo, que é a única chance de sobrevivência para boa parte dos angolanos) o equivalente a U$ 15 em Luanda e nada menos que US$ 50 em Huambo. Por isso, os deslocados de guerra e os pobres em geral derrubam as árvores, que em Angola, no lugar de flores, frutos e beleza, passam a produzir não mais que lenha. Cada vez é preciso andar mais longe, 30 km até, em busca de uma árvore para derrubar. Cada vez há menos árvores em Angola. E menos vida.
     Uma das pernas das calças dos homens pende solta no espaço, sem serventia, enrolada de qualquer jeito ou dobrada com zelo e espetada por alfinetes. Das barras dos vestidos das mulheres desce uma única perna; às vezes, as saias mais curtas das moças deixam entrever uma coxa que termina de repente, inacabada, estraçalhada que foi por uma mina.
      Eles estão em toda parte. Incompletos. São 80 mil mutilados _ homens, mulheres, velhos e crianças _ arrastando muletas e o que lhes restou das pernas pelas cidades, aldeias e campos de refugiados de um dos países mais minados do mundo.
As três principais facções envolvidas no conflito foram:
Jose Eduardo dos Santos
                                                                                                 Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), um partido com ligação a Cuba e à União Soviética; liderado por Dr. Augustinho Neto e atualmente por Jsoé Eduardo dos Santos.
  • Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) com ligações ao Zaire (hoje República Democrática do Congo) e aos Estados Unidos; Liderada por Holden Roberto.
  • União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), liderada por Jonas Savimbi, apoiada pelos Estados Unidos, pelo regime apartheid da África do Sul e por diversos países africanos.



sexta-feira, 26 de julho de 2013

Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

Ainda que fale as línguas dos homens e dos anjos, senão tiver amor, seri como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada me valerá. ( 1 Cor. 13:1-3).

Deus é amor e quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele. O amor olha em volta para ver quem esta em necessidade. começamos a ter o sucesso com nossas vidas quando as magoas,problemas, sofrimentos, etc... dos outros importa para nós. A ferida de um é o ferimento de todos, a dor de um é a dor de todos. O amor nos liberta no presente. É somente através do amor que somos capazes de responder a Deus e aos outros no presente. Uma religião de palavras se não houver uma ação correspondente, será apenas um acordo mental sem ação.

O amor é paciente  o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não se maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera tudo suporta. O amor nunca perce; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará ( 1 Cor. 13:4-8).


Deus é amor, e aquele que aprendeu a viver no espirito de amor aprendeu a viver e a habitar em Deus.

Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor ( 1 Jo. 4:7-8).

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Digam que eu fui um mensageiro!

O pastor Martin Luther King Júnior falou à sua igreja, em Atlanta, Estados Unidos, dois mês antes de sua morte disse: Se alguém aqui estiver presente quando chegar a minha hora, não quero um enterro prolongado. Se alguém fizer elogio fúnebre, digam-lhe que não fale demais. Às vezes, penso que eu gostaria que essa pessoa dissesse...
Digam-lhe que não mencione que eu tenho o Prêmio Nobel da Paz- isso não é importante. Digam-lhe que não fale que eu tenho 300 ou 400 prêmios, que não fale da universidade onde eu estudei, isso não importante. Gostaria que alguém falasse no dia em que Martin Luther King Jr. tentou dar a vida para servir aos outros, no dia em que tentou amar alguém.
Quero que alguém fale no dia em que tentei ser justo e manchei com eles. Quero que possam falar no dia em que tentei dar de comer aos que tinham fome, falem no dia da minha vida
em que tentei vestir os que estavam nu, tentei visitar os que estavam na prisão. E quero que digam que procurei amar e servir a humanidade.
Sim, se quiserem, digam que eu fui mensageiro. Digam que fui um mensageiro da justiça. Digam eu fui mensageiro da paz, e da retidão. E todas as outras coisas supérfluas não terão importância. Não terei dinheiro para deixar, as coisas boas e luxuosas da vida para deixar, quero apenas uma vida de serviço.
Se puder ajudar alguém à minha volta, alegrar alguém com uma palavra ou canção, se puder mostrar o caminho a alguém que está andando errado, não terei vivido em vão. Se puder cumprir meu dever de cristão, levar a salvação ao mundo arrasado, se puder difundir a mensagem como o Mestre a ensinou, então, minha vida não terá sido em vão.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Tudo tem o seu tempo

Neste dia de muito frio passei numa reflexão e refleti nas palavras do pregador Salomão: Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu (Eclesiastes 3:1).Tudo tem seu tempo, e Deus que é o Senhor do tempo sabe da hora exata de nos atender.

As nossas vidas é comparada com as estações do ano: A primavera, verão, outono e inverno. Quem não está acostumado com frio hoje não foi fácil o pior na minha faculdade ( Fatefé). Existe pessoas estão a viver a primavera ( principio de boa estação), verão ( tempo de frutificação), alguns vivendo outono ( Tempo que as folhas nas arvores muda de cor e a cair) e o pior alguns de nós estamos viver o inverno ( estação de frio e neve, ausência da fertilidade).

Tudo na vida tem o começo e o fim. Todo mundo reclamando do frio, e como já fomos informados que amanha fará ainda mais frio em relação ao dia de hoje. Uma coisa devemos saber que o inverno dura pouco tempo, depois do inverno vem de novo a primavera. creia nas promessas do nosso Senhor Jesus.... Espera o tempo de Deus.

As coisas acontecem na hora certa. Exatamente quando devem acontecer. Na hora e no tempo de Deus. Nos momentos felizes louve a Deus. Nos momentos difíceis busque a Deus, nos momentos silenciosos adore a Deus. Nos momentos dolorosos, confie em Deus. Em cada momento  agradeça a Deus.

Deus não atrasa a gente é que não sabe esperar... Precisamos de paciência. E devemos entender que tudo vem a seu tempo. Dar o tempo necessário para plantar,brotar, crescer, florescer e depois para acolher.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Conforto Divino

A medida que você lê através das paginas da Bíblia, você se surpreenderá em ver quão pouco Deus parece importar-se com o conforto e bem estar de seus santos.

Lembre-se dos homens heróis do Antigo Testamento que preferiram enfrentar perigos e morte, mas não se tornar infiel a ELE. Deus os protegeu dos ventos rudes em sua vidas? O escritor de Hebreus nos dá a resposta: Foram apedrejados, aprovados, serrados pelo meio, mortos ao fio da espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados ( Hb. 11:37).

QUE ALTO PREÇO PELO CONFORTO!
No Novo Testamento esta parece ser a mesma atitude de Deus. Quando Jesus orou pelos seus seguidores, pouco antes de sua morte, Ele não pediu ao Pai para abrigá-los ou protegê-los. Em lugar disto, Ele orou: Não peço que os tires do mundo; mas que os guardes do mal ( Jo. 17:15). Nosso Senhor não estava preocupado com o conforto dos Seus, mas com o seu caráter.

Não pense, todavia, que Deus não está preocupado com o que lhe acontece. Ele tem mais cuidado com o que acontece em você assim que pode cumprir os Seus propósitos através de você. Leia mais Mateus 5:10-16). Preocupa-se mais com seu caráter, porque caráter é realmente o que você é.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Santidade estilo de vida quem serve Deus II

                                 
               Santidade é um substantivo que pertence ao adjetivo santo e ao verbo santificar, que basicamente significa tornar santo. Santo tanto no hebraico, como no grego, significa-se: separado, consagrado e recriado para Deus.
        
          Quando aplicada as pessoas, como aos santos de Deus ou santos, a palavra implica devoção e assimilação: devoção no sentido de viver uma vida de serviço para Deus; assimilação, no sentido de imitar, conformar-se a e tornar-se como o Deus a quem se serve. Como cristãos precisamos assumir a lei moral de Deus como a nossa regra e o Filho encarnado de Deus como nosso modelo.
            
               
                 Um homem santo buscará temperança e auto- negação. Lutará par mortificar os seus desejos carnais, crucificar sua carne com suas tentações lascívias, fugir das paixões e controlar suas inclinações carnais, sempre que elas se manifestarem ( Lc 21:34; 1 Co 9;27).
           
         Um homem santo buscará praticar caridade e fraternidade. Ele se esforçará por fazer para os outros o que gostaria que os outros fizessem para ele e falará dos outros o que gostaria que os outros falassem dele. Abominará toda mentira, difamação, maledicência, engano, desonestidade e injustiça, mesmo nas pequenas coisas.
           
         Um homem santo buscará misericórdia e bondade no trato com os outros. Buscará a pureza de coração, temerá toda a corrupção e impureza do espirito e tentará evitar todas as coisas que podem leva-lo a se contaminar.
           
         Um homem santo buscará o temor de Deus, humildade. Desejará, em sua mente simples e caridosa, ter os outros em mais alta estima do que a si mesmo. Também perceberá mais o mal existente em seu coração do que em qualquer outro neste mundo.
                

              Um homem santo buscará fidelidade em todos os seus deveres e relacionamentos. Enchera sua mente com coisas espirituais. Tentará se concentrar inteiramente nas coisas do alto, não se apegando às coisas deste mundo. Sua maior fonte de prazer está em comunhão com Deus por meio da oração, da leitura da palavra e da reunião do seu povo. Ele dará valor à cada coisa, lugar e relacionamento, uma vez que esses fatores o trazem mais para perto de Deus ( Extraída no livro A descoberta da Santidade por J.I.Packer).

terça-feira, 9 de julho de 2013

Santidade um estilo de vida de quem serve Deus I

                                  
Um                                            DEFININDO SANTIDADE
        Santidade é um substantivo que pertence ao adjetivo santo e ao verbo santificar, que basicamente significa tornar santo. Santo tanto no hebraico, como no grego, significa-se: separado, consagrado e recriado para Deus.
       
         Quando aplicada as pessoas, como aos santos de Deus ou santos, a palavra implica devoção e assimilação: devoção no sentido de viver uma vida de serviço para Deus; assimilação, no sentido de imitar, conformar-se a e tornar-se como o Deus a quem se serve. Como cristãos precisamos assumir a lei moral de Deus como a nossa regra e o Filho encarnado de Deus como nosso modelo.
     
                  Disse J.I Packer: Santidade é o habito de ser de uma só mente com Deus, de acordo com o que as Escrituras descrevem como sendo a mente dele. É o habito de concordar com seu julgamento, odiando o que ele odeia, amando o que ele ama e comparando tudo neste mundo com o padrão de sua Palavra.
       
         Um homem santo se esforçará para evitar cada pecado conhecido, e guardar cada mandamento revelado. A inclinação da sua mente será decisivamente direcionada para Deus. O desejo do seu coração será o de fazer a vontade do Pai, e terá o mesmo sentimento que Paulo teve quando disse: porque no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus ( Rm 7.22).
    
        Um homem santo se esforçará por ser como o Senhor Jesus Cristo. Ele não somente viverá uma vida de fé nele, e dele receberá paz e força para viver dia a dia, mas também trabalhará para ter e mente de Cristo e ser conforme a sua imagem ( Rm 8:29).
        
                Um homem santo buscará mansidão, longanimidade, bondade, paciência, gentileza e controle de sua língua. Dará um bom testemunho, será muito paciente, tolerante para com outros.
         
        Um homem santo buscará fidelidade em todos os seus deveres e relacionamentos. Enchera sua mente com coisas espirituais. Tentará se concentrar inteiramente nas coisas do alto, não se apegando às coisas deste mundo. Sua maior fonte de prazer está em comunhão com Deus por meio da oração, da leitura da palavra e da reunião do seu povo. Ele dará valor à cada coisa, lugar e relacionamento, uma vez que esses fatores o trazem mais para perto de Deus ( Extraída no livro A descoberta da Santidade por J.I.Packer).

segunda-feira, 8 de julho de 2013

O valor de um relacionamento

O VALOR DE UM RELACIONAMENTO
O elemento mais precioso da vida é um relacionamento. A posse mais valiosa é o meu amigo. Relacionamentos é o recurso mais precioso de uma nação. Melhor nos tirar petróleo, diamantes, e toda riqueza de uma nação, mas não nos tirem o que pode  manter as pessoas juntos- relacionamentos.

A força de uma nação é medida pela importância que ela da ao seu próprio povo. Quando pessoas valorizam pessoas uma teia impenetrável é desenhada, uma teia de vitalidade e segurança.
Um relacionamento ele tem mais poder do que qualquer bomba nuclear e mais potencial do que qualquer semente promissora. Nada levará um homem a uma coragem maior do que um relacionamento.

Max Lucado disse: O que mais importa na vida não são as escadas que subimos ou os pertences que acumulamos. O que mais são os relacionamentos.

Que atitudes você está tomando para proteger as suas “ posses”?
Que medidas você está tomando para assegurar que os seus relacionamentos estejam fortes e saudáveis? O que você está fazendo para solidificar as pontes entre você e aqueles do seu mundo?
Você resolve conflitos assim que possível, ou você permite que o sol se ponha quando você ainda esta bravo? Você procura chance para perdoar? Você considera a vida dos membros da sua família e a dos seus amigos mais importante do que a sua?

O nosso mestre conhecia o valor de um relacionamento. Foi por intermédio de relacionamentos que Ele mudou o mundo. O Seu movimento floresceu não em personalidade ou poder, mas na defesa do  valor de uma pessoa. Ele construiu pontes e as atravessou. Tocando o leproso
, unindo os estranhos e exaltando a prostituta. E o que foi que Ele disse sobre amar o seu próximo como a ti mesmo?

É um homem sábio que valoriza pessoas mais do que posses. Muitos homens ricos morreram pobres porque eles deram as suas vidas e não para as pessoas. E muitos pobres deixaram esta terra em contentamento porque eles amaram os seus próximos. A minha posse mais valiosa é o meu amigo.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

DETERMINAÇÃO

Na fase da preparação da copa das confederações, a seleção brasileira passou no momento critico, o povo brasileiro não acreditaram na equipe, no treinador muito menos chegar a final. Os críticos falaram, xingarão, protestaram contra o Felipão e uma coisa que aprendi com Bi godão (Felipão) como muitos li chamam, é um homem determinado no que faz, acredita na sua potencialidade e no jogador. Ele passou esse espirito a todos jogadores. Resultado: Chegaram ao final e derrotarão a
melhor seleção do mundo. Ouve aplausos e mudança de linguagem para os críticos ....

Determinação é um dos valores centrais da vida, junto com disciplina, garra, equilíbrio emocional, humildade e amor . Determinação é diferente de persistência, característica que, muitas vezes, se confunde com teimosia, com persistir nos mesmos erros.
 
Determinação coragem e auto  confiança são fatores decisivos para o sucesso.
Se estamos  possuídos por uma inabalável determinação conseguiremos superá-los.
Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.
O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.
Talento é dom, é graça. E sucesso nada tem haver com sorte, mas com determinação e trabalho.

Tenha coragem Vá em frente!
Determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso.
A causa da derrota, não está nos obstáculos, ou no rigor das circunstâncias, está na falta de determinação e desistência da própria pessoa."
O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis. Uma atitude decidida é aquela que nos impulsiona a agir com determinação. É a que nos faz dar um basta no relacionamento que não está funcionando, deixar aquele emprego chato para buscar outro mais de acordo com o nosso desejo. Ela aumenta o nosso poder sobre nós mesmos e ajuda a escolher as experiências que desejamos ter.

Uma atitude decidida nos faz olhar para dentro de nós mesmos a fim de que possamos verificar se estamos nos movendo em direção às nossas metas ou se, descuidados, estamos nos afastando delas sem perceber.


Coragem, atitude, fé e determinação. Sem isso, seus sonhos você jamais os terão.