sexta-feira, 13 de setembro de 2013

MISSÕES: UMA QUESTÃO DE AMOR!

MISSÕES: UMA QUESTÃO DE AMOR!
Jesus foi um grande missionário da sua época. Em todo lugares que passava, pregava a Palavra de Deus e levava amor e esperança aquele povo que estava sedento dos seus ensinamentos. Ele optou não ficar parado, sendo um mero espectador enquanto muito ainda não tinham executado falar sobre Ele e seu Pai. Ele fez diferente, foi o ator de muitas vidas transformadas.

Você sabe qual a diferença daquelas pessoas para atuais? Nenhuma! Elas possuem um vazio insaciável, vidas destruídas, buscam satisfação em coisas passageiras e estão aprisionadas ao pecado. A diferença está no amor de quem pregava a Palavra de Deus para elas. Jesus amava aquelas pessoas e possuía compaixão para com elas. Quando vamos amar como Jesus amou?

Atualmente, em torno de 1,5 bilhões de pessoas não ouviram sobre Jesus e mesmo assim, a preocupação continua com interesses pessoais. Contudo, disse Jesus: Vão pelo mundo e preguem o evangelho a todas pessoas.
Precisamos seguir os passos de Jesus, o mestre por excelência para imitar e demonstremos o amor dele para com aqueles que ainda não o conhecem.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

A cruz!

A crucifixão foi praticada desde o sexto século a.C. até por volta do quarto século d.C., quando foi abolida por ordem de Constantino I em 337 d.C.. Os fenícios e os gregos costumavam utilizar esse tipo de morte para punição política e militar. Os persas e os cartagineses a utilizavam para punir altos oficiais, comandantes e líderes rebeldes. Os romanos usavam a cruz para punir classes inferiores (escravos, criminosos violentos e possíveis guerrilheiros de províncias rebeldes). E foram os romanos que se especializaram nesse tipo de tortura física e mental.
A cruz era um bom instrumento de persuasão contra os rebeldes. Apesar de
ser uma condenação terrível e vergonhosa, ela era praticada publicamente. Geralmente, a vítima era crucificada nua e não tinha o direito de ser sepultada dignamente. O corpo dela era deixado para os animais comerem ou era jogado no lixo público, onde se decompunha junto de excrementos e restos de lixo urbano.
A cruz aponta para o amor que Deus teve por toda a humanidade, buscando reconciliar-se com ela por meio do sacrifício de Cristo.
O apostolo Paulo escreve: Por tanto, por meio do filho, Deus resolveu trazer o Universo de volta para si mesmo. Ele trouxe a paz por meio da morte do seu filho na cruz e assim trouxe de volta para si mesmo todas as coisas, tanto na terra como no céu ( Col 1:20).
Assim a cruz vazia lembrança da vitoria de Cristo sobre a morte, pecado, inferno, satanás e seus demônios. Ele venceu tudo a Ele toda honra e glória.
A cruz é o centro da mensagem bíblica e um dos símbolos mais conhecidos da igreja cristã. É na cruz fomos perdoados, reconciliados com Deus e tivemos acesso aos santo dos santos. .



segunda-feira, 29 de julho de 2013

Angola pobre país rico!

Angola, oficialmente República de Angola, é um país da costa ocidental de África, cujo território principal é limitado a norte e a nordeste pela República Democrática do Congo, a leste pela Zâmbia, a sul pela Namíbia e a oeste pelo Oceano Atlântico.
Capital: Luanda, Presidente: José Eduardo dos Santos; população , Moeda: Kwanza. O regime político vigente em Angola é o presidencialismo, em que o Presidente da República é igualmente chefe do Governo, que tem ainda poderes legislativos.

 Este país da Africa austrália foi uma colonia portuguesa  até 11 de novembro de 1975, quando acedeu à independência na sequência duma guerra de libertação.A Guerra Civil Angolana foi o confronto militar que ocorreu em Angola, de 1975 a 2002. Ela foi precedida pela Guerra de Independência de Angola, 1962 a 1974, e pelo conflito armado em torno da descolonização, 1974/75, que levou à independência do país em Novembro de 1975 - imediatamente seguida pela eclosão da Guerra Civil. Tanto no conflito em torno da descolonização como na Guerra Civil os principais intervenientes foram o MPLA e a UNITA, enquanto a FNLA passou rapidamente para um papel bastante apagado. Um quarto elemento, a FLEC, movimento separatista que luta pela independência de Cabinda desde 1975 até meados de 2000, levou a cabo as suas operações naquela província. A guerra foi travada em três períodos de grandes combates intervalados por períodos de paz: 1975-1991, 1992-1994 e 1998-2002.
A guerra terminou oficialmente no ano 2002, com a morte de Jonas Savimbi. O conflito resultou em cerca de 500 000 mortos  sendo umas das guerras mais prolongadas da Guerra Fria. Tanto a União Soviética como os Estados Unidos consideravam este conflito crítico para o equilíbrio de poder entre ambos.
 38 anos de guerra não produziram apenas uma tragédia em Angola. Produziram milhões de tragédias: 2 milhões de mortos, 1,7 milhão de refugiados, milhares de órfãos, 200 pessoas mortas de fome por dia, 80 mil crianças, velhos, homens e mulheres mutilados pelas milhões de minas semeadas pelo país afora. Em Angola, são milhões de tragédias, cada qual com um nome e uma história de final infeliz.
POBRE PAÍS RICO
 E é assim que entre tantas tragédias com nome próprio, há uma que se chama Angola. Um país que é rico em diamantes, mas antes não fosse: graças à exploração de jazidas no território ocupado, a guerrilha da Unita chegou a faturar US$ 400 milhões por ano, o suficiente para montar uma máquina de matar feita de tanques, artilharia antiaérea e canhões que disparam até 40 projéteis ao mesmo tempo a uma distância de 25 km do alvo.
Um país que é rico em petróleo, mas a maioria do povo não se beneficia disso. E seguem os pobres comprando garrafinhas de petróleo iluminante que acendem à noite para compensar a luz elétrica ausente da maioria dos musseks (versão angolana das favelas brasileiras) que se proliferam pela cidade, impulsionados pela guerra e a miséria.
      A riqueza do país exportador de petróleo não impede que um botijão de gás chegue a custar na candonga (mercado paralelo, que é a única chance de sobrevivência para boa parte dos angolanos) o equivalente a U$ 15 em Luanda e nada menos que US$ 50 em Huambo. Por isso, os deslocados de guerra e os pobres em geral derrubam as árvores, que em Angola, no lugar de flores, frutos e beleza, passam a produzir não mais que lenha. Cada vez é preciso andar mais longe, 30 km até, em busca de uma árvore para derrubar. Cada vez há menos árvores em Angola. E menos vida.
     Uma das pernas das calças dos homens pende solta no espaço, sem serventia, enrolada de qualquer jeito ou dobrada com zelo e espetada por alfinetes. Das barras dos vestidos das mulheres desce uma única perna; às vezes, as saias mais curtas das moças deixam entrever uma coxa que termina de repente, inacabada, estraçalhada que foi por uma mina.
      Eles estão em toda parte. Incompletos. São 80 mil mutilados _ homens, mulheres, velhos e crianças _ arrastando muletas e o que lhes restou das pernas pelas cidades, aldeias e campos de refugiados de um dos países mais minados do mundo.
As três principais facções envolvidas no conflito foram:
Jose Eduardo dos Santos
                                                                                                 Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), um partido com ligação a Cuba e à União Soviética; liderado por Dr. Augustinho Neto e atualmente por Jsoé Eduardo dos Santos.
  • Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) com ligações ao Zaire (hoje República Democrática do Congo) e aos Estados Unidos; Liderada por Holden Roberto.
  • União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), liderada por Jonas Savimbi, apoiada pelos Estados Unidos, pelo regime apartheid da África do Sul e por diversos países africanos.



sexta-feira, 26 de julho de 2013

Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

Ainda que fale as línguas dos homens e dos anjos, senão tiver amor, seri como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada me valerá. ( 1 Cor. 13:1-3).

Deus é amor e quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele. O amor olha em volta para ver quem esta em necessidade. começamos a ter o sucesso com nossas vidas quando as magoas,problemas, sofrimentos, etc... dos outros importa para nós. A ferida de um é o ferimento de todos, a dor de um é a dor de todos. O amor nos liberta no presente. É somente através do amor que somos capazes de responder a Deus e aos outros no presente. Uma religião de palavras se não houver uma ação correspondente, será apenas um acordo mental sem ação.

O amor é paciente  o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não se maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera tudo suporta. O amor nunca perce; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará ( 1 Cor. 13:4-8).


Deus é amor, e aquele que aprendeu a viver no espirito de amor aprendeu a viver e a habitar em Deus.

Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor ( 1 Jo. 4:7-8).

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Digam que eu fui um mensageiro!

O pastor Martin Luther King Júnior falou à sua igreja, em Atlanta, Estados Unidos, dois mês antes de sua morte disse: Se alguém aqui estiver presente quando chegar a minha hora, não quero um enterro prolongado. Se alguém fizer elogio fúnebre, digam-lhe que não fale demais. Às vezes, penso que eu gostaria que essa pessoa dissesse...
Digam-lhe que não mencione que eu tenho o Prêmio Nobel da Paz- isso não é importante. Digam-lhe que não fale que eu tenho 300 ou 400 prêmios, que não fale da universidade onde eu estudei, isso não importante. Gostaria que alguém falasse no dia em que Martin Luther King Jr. tentou dar a vida para servir aos outros, no dia em que tentou amar alguém.
Quero que alguém fale no dia em que tentei ser justo e manchei com eles. Quero que possam falar no dia em que tentei dar de comer aos que tinham fome, falem no dia da minha vida
em que tentei vestir os que estavam nu, tentei visitar os que estavam na prisão. E quero que digam que procurei amar e servir a humanidade.
Sim, se quiserem, digam que eu fui mensageiro. Digam que fui um mensageiro da justiça. Digam eu fui mensageiro da paz, e da retidão. E todas as outras coisas supérfluas não terão importância. Não terei dinheiro para deixar, as coisas boas e luxuosas da vida para deixar, quero apenas uma vida de serviço.
Se puder ajudar alguém à minha volta, alegrar alguém com uma palavra ou canção, se puder mostrar o caminho a alguém que está andando errado, não terei vivido em vão. Se puder cumprir meu dever de cristão, levar a salvação ao mundo arrasado, se puder difundir a mensagem como o Mestre a ensinou, então, minha vida não terá sido em vão.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Tudo tem o seu tempo

Neste dia de muito frio passei numa reflexão e refleti nas palavras do pregador Salomão: Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu (Eclesiastes 3:1).Tudo tem seu tempo, e Deus que é o Senhor do tempo sabe da hora exata de nos atender.

As nossas vidas é comparada com as estações do ano: A primavera, verão, outono e inverno. Quem não está acostumado com frio hoje não foi fácil o pior na minha faculdade ( Fatefé). Existe pessoas estão a viver a primavera ( principio de boa estação), verão ( tempo de frutificação), alguns vivendo outono ( Tempo que as folhas nas arvores muda de cor e a cair) e o pior alguns de nós estamos viver o inverno ( estação de frio e neve, ausência da fertilidade).

Tudo na vida tem o começo e o fim. Todo mundo reclamando do frio, e como já fomos informados que amanha fará ainda mais frio em relação ao dia de hoje. Uma coisa devemos saber que o inverno dura pouco tempo, depois do inverno vem de novo a primavera. creia nas promessas do nosso Senhor Jesus.... Espera o tempo de Deus.

As coisas acontecem na hora certa. Exatamente quando devem acontecer. Na hora e no tempo de Deus. Nos momentos felizes louve a Deus. Nos momentos difíceis busque a Deus, nos momentos silenciosos adore a Deus. Nos momentos dolorosos, confie em Deus. Em cada momento  agradeça a Deus.

Deus não atrasa a gente é que não sabe esperar... Precisamos de paciência. E devemos entender que tudo vem a seu tempo. Dar o tempo necessário para plantar,brotar, crescer, florescer e depois para acolher.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Conforto Divino

A medida que você lê através das paginas da Bíblia, você se surpreenderá em ver quão pouco Deus parece importar-se com o conforto e bem estar de seus santos.

Lembre-se dos homens heróis do Antigo Testamento que preferiram enfrentar perigos e morte, mas não se tornar infiel a ELE. Deus os protegeu dos ventos rudes em sua vidas? O escritor de Hebreus nos dá a resposta: Foram apedrejados, aprovados, serrados pelo meio, mortos ao fio da espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados ( Hb. 11:37).

QUE ALTO PREÇO PELO CONFORTO!
No Novo Testamento esta parece ser a mesma atitude de Deus. Quando Jesus orou pelos seus seguidores, pouco antes de sua morte, Ele não pediu ao Pai para abrigá-los ou protegê-los. Em lugar disto, Ele orou: Não peço que os tires do mundo; mas que os guardes do mal ( Jo. 17:15). Nosso Senhor não estava preocupado com o conforto dos Seus, mas com o seu caráter.

Não pense, todavia, que Deus não está preocupado com o que lhe acontece. Ele tem mais cuidado com o que acontece em você assim que pode cumprir os Seus propósitos através de você. Leia mais Mateus 5:10-16). Preocupa-se mais com seu caráter, porque caráter é realmente o que você é.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Santidade estilo de vida quem serve Deus II

                                 
               Santidade é um substantivo que pertence ao adjetivo santo e ao verbo santificar, que basicamente significa tornar santo. Santo tanto no hebraico, como no grego, significa-se: separado, consagrado e recriado para Deus.
        
          Quando aplicada as pessoas, como aos santos de Deus ou santos, a palavra implica devoção e assimilação: devoção no sentido de viver uma vida de serviço para Deus; assimilação, no sentido de imitar, conformar-se a e tornar-se como o Deus a quem se serve. Como cristãos precisamos assumir a lei moral de Deus como a nossa regra e o Filho encarnado de Deus como nosso modelo.
            
               
                 Um homem santo buscará temperança e auto- negação. Lutará par mortificar os seus desejos carnais, crucificar sua carne com suas tentações lascívias, fugir das paixões e controlar suas inclinações carnais, sempre que elas se manifestarem ( Lc 21:34; 1 Co 9;27).
           
         Um homem santo buscará praticar caridade e fraternidade. Ele se esforçará por fazer para os outros o que gostaria que os outros fizessem para ele e falará dos outros o que gostaria que os outros falassem dele. Abominará toda mentira, difamação, maledicência, engano, desonestidade e injustiça, mesmo nas pequenas coisas.
           
         Um homem santo buscará misericórdia e bondade no trato com os outros. Buscará a pureza de coração, temerá toda a corrupção e impureza do espirito e tentará evitar todas as coisas que podem leva-lo a se contaminar.
           
         Um homem santo buscará o temor de Deus, humildade. Desejará, em sua mente simples e caridosa, ter os outros em mais alta estima do que a si mesmo. Também perceberá mais o mal existente em seu coração do que em qualquer outro neste mundo.
                

              Um homem santo buscará fidelidade em todos os seus deveres e relacionamentos. Enchera sua mente com coisas espirituais. Tentará se concentrar inteiramente nas coisas do alto, não se apegando às coisas deste mundo. Sua maior fonte de prazer está em comunhão com Deus por meio da oração, da leitura da palavra e da reunião do seu povo. Ele dará valor à cada coisa, lugar e relacionamento, uma vez que esses fatores o trazem mais para perto de Deus ( Extraída no livro A descoberta da Santidade por J.I.Packer).

terça-feira, 9 de julho de 2013

Santidade um estilo de vida de quem serve Deus I

                                  
Um                                            DEFININDO SANTIDADE
        Santidade é um substantivo que pertence ao adjetivo santo e ao verbo santificar, que basicamente significa tornar santo. Santo tanto no hebraico, como no grego, significa-se: separado, consagrado e recriado para Deus.
       
         Quando aplicada as pessoas, como aos santos de Deus ou santos, a palavra implica devoção e assimilação: devoção no sentido de viver uma vida de serviço para Deus; assimilação, no sentido de imitar, conformar-se a e tornar-se como o Deus a quem se serve. Como cristãos precisamos assumir a lei moral de Deus como a nossa regra e o Filho encarnado de Deus como nosso modelo.
     
                  Disse J.I Packer: Santidade é o habito de ser de uma só mente com Deus, de acordo com o que as Escrituras descrevem como sendo a mente dele. É o habito de concordar com seu julgamento, odiando o que ele odeia, amando o que ele ama e comparando tudo neste mundo com o padrão de sua Palavra.
       
         Um homem santo se esforçará para evitar cada pecado conhecido, e guardar cada mandamento revelado. A inclinação da sua mente será decisivamente direcionada para Deus. O desejo do seu coração será o de fazer a vontade do Pai, e terá o mesmo sentimento que Paulo teve quando disse: porque no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus ( Rm 7.22).
    
        Um homem santo se esforçará por ser como o Senhor Jesus Cristo. Ele não somente viverá uma vida de fé nele, e dele receberá paz e força para viver dia a dia, mas também trabalhará para ter e mente de Cristo e ser conforme a sua imagem ( Rm 8:29).
        
                Um homem santo buscará mansidão, longanimidade, bondade, paciência, gentileza e controle de sua língua. Dará um bom testemunho, será muito paciente, tolerante para com outros.
         
        Um homem santo buscará fidelidade em todos os seus deveres e relacionamentos. Enchera sua mente com coisas espirituais. Tentará se concentrar inteiramente nas coisas do alto, não se apegando às coisas deste mundo. Sua maior fonte de prazer está em comunhão com Deus por meio da oração, da leitura da palavra e da reunião do seu povo. Ele dará valor à cada coisa, lugar e relacionamento, uma vez que esses fatores o trazem mais para perto de Deus ( Extraída no livro A descoberta da Santidade por J.I.Packer).

segunda-feira, 8 de julho de 2013

O valor de um relacionamento

O VALOR DE UM RELACIONAMENTO
O elemento mais precioso da vida é um relacionamento. A posse mais valiosa é o meu amigo. Relacionamentos é o recurso mais precioso de uma nação. Melhor nos tirar petróleo, diamantes, e toda riqueza de uma nação, mas não nos tirem o que pode  manter as pessoas juntos- relacionamentos.

A força de uma nação é medida pela importância que ela da ao seu próprio povo. Quando pessoas valorizam pessoas uma teia impenetrável é desenhada, uma teia de vitalidade e segurança.
Um relacionamento ele tem mais poder do que qualquer bomba nuclear e mais potencial do que qualquer semente promissora. Nada levará um homem a uma coragem maior do que um relacionamento.

Max Lucado disse: O que mais importa na vida não são as escadas que subimos ou os pertences que acumulamos. O que mais são os relacionamentos.

Que atitudes você está tomando para proteger as suas “ posses”?
Que medidas você está tomando para assegurar que os seus relacionamentos estejam fortes e saudáveis? O que você está fazendo para solidificar as pontes entre você e aqueles do seu mundo?
Você resolve conflitos assim que possível, ou você permite que o sol se ponha quando você ainda esta bravo? Você procura chance para perdoar? Você considera a vida dos membros da sua família e a dos seus amigos mais importante do que a sua?

O nosso mestre conhecia o valor de um relacionamento. Foi por intermédio de relacionamentos que Ele mudou o mundo. O Seu movimento floresceu não em personalidade ou poder, mas na defesa do  valor de uma pessoa. Ele construiu pontes e as atravessou. Tocando o leproso
, unindo os estranhos e exaltando a prostituta. E o que foi que Ele disse sobre amar o seu próximo como a ti mesmo?

É um homem sábio que valoriza pessoas mais do que posses. Muitos homens ricos morreram pobres porque eles deram as suas vidas e não para as pessoas. E muitos pobres deixaram esta terra em contentamento porque eles amaram os seus próximos. A minha posse mais valiosa é o meu amigo.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

DETERMINAÇÃO

Na fase da preparação da copa das confederações, a seleção brasileira passou no momento critico, o povo brasileiro não acreditaram na equipe, no treinador muito menos chegar a final. Os críticos falaram, xingarão, protestaram contra o Felipão e uma coisa que aprendi com Bi godão (Felipão) como muitos li chamam, é um homem determinado no que faz, acredita na sua potencialidade e no jogador. Ele passou esse espirito a todos jogadores. Resultado: Chegaram ao final e derrotarão a
melhor seleção do mundo. Ouve aplausos e mudança de linguagem para os críticos ....

Determinação é um dos valores centrais da vida, junto com disciplina, garra, equilíbrio emocional, humildade e amor . Determinação é diferente de persistência, característica que, muitas vezes, se confunde com teimosia, com persistir nos mesmos erros.
 
Determinação coragem e auto  confiança são fatores decisivos para o sucesso.
Se estamos  possuídos por uma inabalável determinação conseguiremos superá-los.
Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.
O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.
Talento é dom, é graça. E sucesso nada tem haver com sorte, mas com determinação e trabalho.

Tenha coragem Vá em frente!
Determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso.
A causa da derrota, não está nos obstáculos, ou no rigor das circunstâncias, está na falta de determinação e desistência da própria pessoa."
O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis. Uma atitude decidida é aquela que nos impulsiona a agir com determinação. É a que nos faz dar um basta no relacionamento que não está funcionando, deixar aquele emprego chato para buscar outro mais de acordo com o nosso desejo. Ela aumenta o nosso poder sobre nós mesmos e ajuda a escolher as experiências que desejamos ter.

Uma atitude decidida nos faz olhar para dentro de nós mesmos a fim de que possamos verificar se estamos nos movendo em direção às nossas metas ou se, descuidados, estamos nos afastando delas sem perceber.


Coragem, atitude, fé e determinação. Sem isso, seus sonhos você jamais os terão.

domingo, 30 de junho de 2013

Demasiado ocupado?

Durante o seu breve ministério público de aproximadamente 3 anos, Jesus dedicou muitas horas ensinando e curando as pessoas, um de cada vez. Embora o Salvador também tivesse pregado a multidões na Galileia e Judeia e muitas vezes estivesse rodeado por muitas pessoas, Ele nunca esteve demasiado ocupado para atender a homens, mulheres e crianças um a um.

Um dia, quando uma casa em Cafarnaum estava repleta de pessoas sedentas para ouvir as palavras do Mestre, Ele interrompeu o seu ensino para dar atenção a um homem enfermo que tinha sido baixado pelo eirado e colocado diante de Jesus ( Mc. 2:1-12).

Em outra ocasião, Ele escolheu um homem de pequena estatura que havia subido em um sicômoro para ver Jesus. Jesus parou, olhou para cima e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje na tua casa ( Lc. 19:5). De que maneira estamos a servir? Temos tempos para
as pessoas? Ou estamos demasiadamente ocupadíssimos? Pensa e repense.

Jesus também dedicou tempo para pessoas em particular, ensinado-as, aconselhando-as e desafiando-as a crer Nele ( João 3:1-24; 4:1-26).

Nunca subestime o valor de seu testemunho individual para Cristo. Se você quiser se conscientizar novamente do valor de testemunho pessoal, individual, lembre-se do exemplo de Jesus e de suas palavras em Lc 15:10 que disse: Há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende. A melhor maneira de encaminhar uma pessoa a Cristo é através do contato.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Onde você quer viver?

 E vi um novo céu, e uma nova terra, porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe ( Ap. 21:1). E aquele que está sentado no trono disse: faço novas todas cousas ( Ap. 21:5).

Meu amigo e eu admirávamos a construções de prédios de 7, 10 e 15 andares etc... no centro de cidade de angola em luanda ( Africa). Ao observamos a impressionante estrutura, nós discutíamos a pericia e as técnicas do processo de construção.

Agora os prédios está concluídos, é interessante caminhar por este bonito complexo e meditar nas pessoas que vivem nos apartamentos dos andares superiores, como é de conhecimento dos angolanos esses apartamentos só pertence aos governantes e seus filhos ( lamentável).

Eles vivem numa localização central conveniente, arredores luxuosos e o povo na miséria total e com uma vista magnífica da cidade. Eu ouvi um dia comentário do povo que passava ao redor desses apartamentos dizendo: Se eu pudesse viver na cobertura deste prédio, eu poderia viver ali para sempre.

Pense sobre esta possibilidade, imagine passar a eternidade em algum lugar neste velho mundo. As construções se estragam, circunvizinhança muda, nações sofre ruínas, as condições do mundo pioram. Por isso buscar o melhor neste mundo e tentar segurá-lo para sempre, seria perder algo muito melhor as gloriosas maravilhas do céu.

Como podemos viver presos a este mundo! Nenhum crente em Jesus Cristo deveria desejar viver por toda a eternidade nesta terra. Nossa última morada não será aqui ( João 14:1-3). Temos a promessa de Jesus que foi nos preparar lugar e virá a nossa busca os que esperam ansiosamente a sua vinda.

Somente quando quando partimos para a nossa morada permanente no céu, é que deveríamos dizer: Eu poderia viver aqui para sempre, porque quanto mais você se concentrar no céu, tanto menos deseja ter aqui na terra. ( Leia Apocalipse 21:1-27).


quinta-feira, 27 de junho de 2013

Crer é possuir

E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E sabemos que nos ouve em tudo que pedirmos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizermos ( João 5:14-15).

Crer é possuir. Quando você crê em sua palavra, você possui as coisas que em sua palavra tem garantido. Quando você crê em sua palavra, você ora e você sabe que é a sua vontade.  Quando você ora em nome de Jesus, e Jesus pega essa oração  passa estar sobre seus cuidados. Quando pedimos segundo sua vontade e em nome de Jesus, Ele faz as coisas vir a existir. Isto não será mais seu fardo.

 Crer também é possuir, a oração deve ser seguida por uma atitude absoluta verdade em Cristo sabendo que Ele esta trabalhando para sua resposta. A minha oração deve estar baseada em sua palavra. A oração e a meditação bíblica devem sempre andar junto. Porque a oração bíblica libera o poder de Deus na nossa vida. Um não esta completo sem o outro.

 O coração deve estar enraizado e fundamentado na palavra de forma que a Deus é quem diz a palavra final para você. Quando nós aramos em concordância com a sua vontade, nós estamos assegurado para que Ele nos ouve, e se Ele nos ouve isso é tão bom como uma resposta ( 1 João 5:14-15).

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Perdão

O perdão abre o caminho para um relacionamento harmonioso mesmo com seu inimigo não ser perdoador mostra que você não tem entendido ou sido beneficiado com perdão de Deus.

Quando você ama seus inimigos e ora por aqueles que odeiam você, isto liberta você de destruidoras, emoções de ódio, A amargura, vingança e outras. Jesus perdoou mesmo aqueles que o ofenderam e o mataram. Assim nós estaríamos mais preocupados acerca de nossos ofensores e o relacionamento deles com Deus e menos com nossos próprios sentimentos e auto piedade, que é uma vontade má.

A pessoa que  mais se prejudica com a falta de perdão é você. Uma atitude de não perdoar não apenas destrói seus relacionamentos como também envenena sua alma.

Não retribua mal com mal. Não retalie com ferimentos. Quando as pessoas ferirem você, retribua abençoando. É isso que Deus nos chamou a fazer, e Ele nos abençoará por isso.

Se você não receber o perdão e não perdoar aqueles que pecam contra você, você vai encontrar-se em sala de tortura. A pratica do perdão é nossa mais importante contribuição para a cura do mundo.

O perdão não muda passado mas engrandece o futuro. Quando alguém te magoa você tem duas opções: se vingar e ser feliz por um alguns minutos, ou perdoar e ser feliz a vida inteira.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Quando Deus nos corrige!

Salomão nos admoesta a não nos apoiarmos em nosso próprio entendimento ( Provérbios 3:5-18). Isto implica que estamos propensos a cometer erros em nossos julgamentos. E como detestamos ser corrigidos em nossas falhas!

Algumas pessoas detestam tanto ser corrigidas, que o seu objetivo de vida parace ser o de esconder todas as suas falhas. Mas vamos ser práticos. A correção, quando bem aceita, pode salvar-nos de muita dor.

Uma experiencia pessoal contada por Eugene Peterson ilustra o valor da correção. Ao colocar a sua máquina de cortar  grama de lado, Eugene lutava em soltar a lâmina para afriá-la. Quando a sua maior chave de fenda não quis prender na porca, ele transpassou um cano na chave de fenda para poder fazer mais força. Quando isso não ajudou, ele começou a bater no cano com uma grande pedra. Finalmente o seu vizinho o alertou de que a rosca girava para o outro lado. Quando Eugene fez os movimentos para o lado contrario, a porca virou-se facilmente. Ele disse: fui salvo de frustração e falha.

Está você forçando o curso de sua vida na direção errada?
Dê as boas-vindas à correção de seu Pai celeste que se agrada em você. Confie em sua sabedoria em lugar de seu próprio entendimento, e Ele endireitará a sua vida. Isto é uma promessa.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

O perdão é a solução

Se o problema mais grave do homem é o pecado, então a sua maior necessidade é o perdão é exatamente isso que Deus oferece. O eterno Juízo nos declarou perdoados, justificados e justos. Ninguém, seja humano ou satânico, pode nos condenar ou colocar qualquer acusação permanente sobre nós ( Rm 8:1,33,34).

O alcance desse perdão é incalculável. Deus diz: dos seus pecados jamais me lembrarei ( Jr 31.34, Sl 103.12; Is 53.6; 1Pe 2.24). E embora os nossos pecados atuais e futuros não alterem a nossa posição diante de Deus, eles afetam a intimidade e alegria do nosso relacionamento com Ele.

Atitude de Jesus de lavar os pés dos discípulos foi mais do que exemplo de humildade; foi também um retrato do perdão que Deus dá ao limpar por repetidas vezes aqueles que já estão salvos. A sujeira nos pés simboliza a contaminação superficial diária pelo pecado que experimentamos ao passarmos pela vida. ( John Macarthur).

A confissão faz bem à alma; confessar significa basicamente concordar, e quando confessamos nosso pecados concordamos com Deus que eles são maus, perversos, corruptos, e não tem lugar naqueles que pertencem a Ele.

Tanto Satanás quanto a nossa natureza orgulhosa lutam contra qualquer tipo de atitudes erradas. Mas a confissão é o único caminho para uma vida livre e  alegre ( Prov 28.13; 1Jo 1.9).

O verdadeiro cristão não vê a promessa do perdão de Deus como uma licença para pecar, como um meio de abusar do seu amor e de tirar vantagem da sua graça. Em vez disso, ele vê o perdão gracioso de Deus como o meio pra o crescimento espiritual e a santificação. Ele agradece continuamente a Deus por seu grande amor e disposição em perdoar. ( Por John Macarthur).

Aprenda a confessar, e antes de confessar aprenda perdoar. Só assim podemos buscar a Deus com confiança na solidão dos nossos corações e pedir a Ele que nos perdoe a cada dia.

sábado, 27 de abril de 2013

Quanto vale uma boa reputação?

Eclesiastes 7:1a; Provérbios 22:1
Como é importante ter um bom nome! há quem busque posição social e riquezas sem importar-se com sua reputação. Tal procedimento é insensato. Em muitos casos é até melhor renunciar os próprios direitos para preservar o bom nome. Uma boa reputação não só beneficia quem a possui, mas também a todos quantos são inspirados pela influencia de alguém famoso por suas boas obras.

Você tem que ser conhecido pelo que é.
Você é conhecido pelo que fala:  nossa boca testemunha sobre nossa reputação. Nossa reputação ficará manchada quando nossas palavras testemunharem contra nós ( Mt 12:33-37).
Você é conhecido pelo que representa: somos representantes de Deus na terra, carregamos responsabilidade de ser boa reputação para que o nome do Senhor não seja envergonhado.

Por mais que a mídia coloque a pessoa em evidencia pelo que ela faz, o valor do ser humano está no que ele é, não nos papeis que interpreta na vida.

A sociedade é carente de bons modelos para imitar. O povo acaba seguindo qualquer um. Seja você mesmo. Avalie-se diante de Deus para buscar Nele a transformação necessária, não para se tornar igual alguém, mas para se tornar igualmente você, como Deus o planejou. Sua reputação pode ficar manchada quando você pretende ser outra pessoa é ser falso. seja autentico.

Sabedoria é ser você mesmo, cumprindo o seu papel no local onde está inserido, refletindo a glória de Deus.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Ele está perto

Salmo 139

você alguma vez já pensou em fugir Deus? ou você já esteve em uma situação tão difícil que pensou em esconder-se Dele, imaginando que Ele não saberia onde encontrá-lo?

Davi, o autor do Salmo 139, fez uma pergunta provocativa: para onde me ausentarei do teu Espirito? (v.7). Ele respondeu à sua própria pergunta com duas citações paralelas. Primeiro disse: se eu subo aos céus, lá estás (v. 8). A final, onde mais haveria de estar Deus?

Mas a segunda resposta de Davi foi impressionante: se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também ( v. 8). A palavra profundo abismo, traduzida do hebreu é Sheol. Este era o lugar para onde as almas dos mortos iam, antes de Cristo ressuscitar dos mortos.

Ao considerar a grandeza da presença de Deus, Davi reconheceu que não existem limites que Deus não possa transpassar. a pergunta que precisamos fazer  não é onde está Deus? mas onde Ele não está?

Não existe nenhum lugar para onde podemos ir que esteja oculto aos olhos de Deus. Nada do que experimentamos está fora do alcance de sua presença amorosa. Que consolo saber que Ele está perto de cada um de nós.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Fé ativa

O Senhor, Deus de meu senhor Abraão, rogo-te que me acudas hoje( Gn 24:12).

Uma menina da 5ª série estava observando a seu pai, que lutava no enorme jardim de sua casa. Quando ele finalmente havia terminado, ela lhe falou: Papai, como gostaria que tivéssemos um cortador de grama do tipo que se pode montar. Eu vou comprar um para você  E ele não deixou de se esforçar para cumprir sua promessa que parecia ser impossível. Ela começou a orar por este cortador de grama para seu pai. E começou a economizar dinheiro fazendo os mais diversos trabalhos.

Finalmente a menina havia economizado 50 dólares, mas todos sabiam que isto não era o suficiente. Um dia, ela e sua mãe viram um corta-grama desde tipo, que estava à venda. Curiosas, elas foram olhar o anúncio mais de perto. E até funcionava!

Em Gênesis 24 lemos a narração do servo de Abraão em busca de uma esposa para Isaque. Ele tinha difícil tarefa de encontrar uma mulher de uma família a algumas centenas de kilometros distante dali. E ela deveria estar disposta a regressar com ele a Canaã. Ele orou especificamente, fez tudo o que pôde e esperou no Senhor.

Dois pedidos de oração semelhantes e impossíveis. Dois crentes fiéis em oração e ação. Esta é a fórmula para grandes resultados. Nem todas as orações são respondidas afirmativamente, é claro, mas esta não deve ser a nossa preocupação. Nossa tarefa é ver a necessidade, perguntar a Deus por auxílio e fazer o que podemos fazer. Todos nós necessitamos de uma fé ativa. Uma fé viva é uma fé ativa.

sábado, 9 de março de 2013

Quando você quer vingança

Não vos vingueis a vós mesmos...porque está escrito, A mim pertence a vingança; eu retribuirei, diz o Senhor ( Romanos 12:19).

Uma pessoa com intenções de vingança está propensa a fazer algo de que se arrependerá mais tarde. Ou, se não o fizer na prática, se tornará gradualmente amargurada, odiosa e muito infeliz.

Aitofel é um exemplo marcante. Ele tinha sido um íntimo conselheiro  companheiro do rei Davi. Mas ele se uniu a Absalão quando esteve jovem decidiu tirar o trono de seu pai.

Porque? É provável que Bate-Seba, a jovem mulher a qual o rei Davi tomou para si, era a neta de Aitofel (2 Sm. 11.3; 23:34). Neste caso, ele tinha direito de estar aborrecido com o rei! Sentimentos de vingança tomaram conta dele. Quando teve oportunidade, ele correu a Absalão disse-lhe como tomar o trono do pai. Absalão, todavia, rejeitou o seu conselho. Desesperado, Aitofel se suicidou ( 2 Sm. 17:23).

Poderia ter sido tão diferente. Se Aitofel tivesse falado com Deus a respeito de seu ódio e depois com Davi. Ele teria ouvido da tristeza do rei com respeito a seu pecado (Sl.32:51). Ele poderia tê-lo perdoado e continuado seu amigo. Ele poderia ter-nos ensinado como lidar com a raiva.

Mas podemos aprender através de seu exemplo negativo a rejeitar a idéia de vingança e em seu lugar seguir o caminho da confrontação em amor e da disposição em perdoar. A vingança coloca você no mesmo nível de seu ofensor.

quinta-feira, 7 de março de 2013

O Propósito Do Oleiro

Como o vaso se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe apareceu ( Jeremias 18:4).

Jeremias observava atentamente como o oleiro dava forma ao barro, tudo parecia estar indo bem até que ele viu uma falha. Mas em lugar de lançar o barro fora, ele o remodelou até que conseguiu produzir um vaso novo perfeito.

Deus falou ao profeta que era isto o que queria fazer com Israel. Seus pecados faziam com que eles não fossem o tipo de nação que Deus queria que fossem. Mas Deus não os lançou fora. Em lugar disto, Deus iria trazer circunstâncias em sua vida para efetuar as mudanças necessárias e moldá-los em uma nação que lhe agradasse.

Deus faz algo semelhantemente conosco hoje (crentes). Seja para remover pecados de nossas vidas ou para moldar nosso caráter à semelhança de Cristo, o Seu objetivo é aperfeiçoar-nos.

Alguns seguidores de Cristo parecem caminhar na vida sem maiores experiências de remodelagem. Mas com outros Deus, na sua infinita sabedoria, faz uso de medidas especiais. Como resultado, estas pessoas estão mais avançadas em sua maturidade espiritual quando partem desta vida.

Se você está passando por uma fase excepcional de pesar, desapontamentos e dor, não desespere. O Oleiro está fazendo, o seu trabalho em sua vida. Permita-lhe moldá-lo, removendo as imperfeições e fazendo crescer sua confiança Nele. Deus, as vezes, nos deixa quebrantados para poder nos remodelar.

terça-feira, 5 de março de 2013

Caminhando com Deus

Andou Enoque com Deus, e já não era, porque Deus o tomou para si. (Gênesis 5:24).

A medida que lemos através da Bíblia, Gênesis 5 se parece com os arquivos guardados num Tribunal da Côrte. Aparece o nome, idade e morte de uma pessoa. Nesta sucinta lista de Gênesis 5, repentinamente, somos confrontados com um homem que se destaca de qualquer outro."Andou Enoque com Deus, e já não era porque Deus o tomou para si "(v. 24).

Não sabemos muito mais a respeito de Enoque. Provavelmente cuidou de rebanhos, trabalhou na lavoura, cuidou de sua família. Quaisquer que foram seus deveres, sabemos que ele tinha conversas frequentes com Deus. Enoque expressava suas alegrias, suas dores, suas confusões e a responsabilidade que sentia por seus filhos. Ele andou com Deus.

Enoque aprendeu a amar o que Deus ama e a odiar o que Deus odeia. O mais interessante é que Enoque " obteve testemunho de haver agradado a Deus" Hb. 11:5). Certo dia, Deus deve ter dito algo semelhante como: " Enoque nós andamos um longo caminho juntos. Porque você não vem para casa comigo"? O escritor de Gênesis apena relata: " E já não era, porque Deus o tomou para si".

Ainda hoje o Senhor busca por aqueles que querem andar com ele. Que privilégio para nós! Aquele que é o Criador do universo, o Deus Soberano e o Redentor da humanidade busca a nossa amizade. Estamos nós buscando a sua também? Quanto mais perto você caminha com Deus, menos coisas poderão se interpor entre você e Deus.

sábado, 2 de março de 2013

Igrejas Conectadas Com a Missão II

Igreja tem a responsabilidade de levar a paz libertadora de Cristo a povos em diversas partes do mundo. Juntos podemos testemunhar às nações pelo poder do Espirito Santo, para alcançarmos Jerusalém, Judeia, Samaria e até os confins da terra.( At. 1:8).

Quero convidar você também a mobilizar seus amigos, familiares, lideres e igreja, compreendendo sua vocação, sua missão e integrado a este grande movimento, para que, tomados de amor e repletos do poder do Espirito Santo façamos parte do projeto de Deus para o mundo. Sim, você é peça fundamental para o avanço da obra missionária no mundo. Testemunhe às nações pelo poder do Espirito.

Conectar com quem?

O campo é o mundo. Deus ama a todos. Deus quer que sua mensagem  chegue a pessoas de todas as raças, povos, nações, etnias, tribos e línguas. "Porque Deus amou mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3:16).

Igreja de Cristo deve viver o amor. Viver o amor significa falar do amor do Pai por nós, da dedicação do filho à sua missão e do Espirito Santo, que nos dá poder para testemunhar.

De quem é o desafio?

A responsabilidade de testemunha é da igreja. Todos somos desafiados por Cristo a sermos suas testemunhas pelo poder do Espirito Santo. Isso não é tarefa de evangelistas, missionários e pastores. É nosso dever como crentes e seguidores de Cristo. Precisamos de ousadia, compromisso e o desejo sincero de ver o mundo transformado pelo poder do Espirito Santo.

Conecte sua igreja com projetos e visão missionária, Conecta jovens e adolescentes da sua igreja na visão missionária, Conecta as crianças na visão missionária. Ore diariamente pelos povos não alcançados, ore pelos missionários que estão em diversos lugares, ore pelo despertar de vocacionados, ore para que os crentes compreendam e se comprometam com a grande comissão e contribua com amor.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Igrejas Conectadas Com a Missão I

Cada crente em Jesus é um missionário. Cada testemunha de Jesus Cristo tem oportunidade de participar de Missões e ir a todos os cantos do mundo. A alguns lugares nós podemos efetivamente ir, por outros podemos orar e/ ou sustentar. Quando nos envolvemos em oração, contribuição financeira e ação missionárias, estamos vivendo nossa vocação para a missão.

O impacto do nosso testemunho precisa ecoar no coração de todos, em todos os cantos do mundo. Temos uma missão a cumprir. Igrejas devem se envolver ainda mais com a evangelização do mundo. Estejamos prontas a conquistar o mundo para Cristo, testemunhando as nações pelo poder do Espirito Santo.

Por que Conectar?

Deus é o Senhor da missão. Ele quer que nos integremos a esta missão, anunciando e apresentando a mensagem de salvação.
Deus deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade ( 1 Tm 2:4). Nós individualmente e como a igreja, não podemos ficar inertes, pensando que é possível transferir a quem quer que seja a responsabilidade de testemunhar às nações.

Como Conectar?

A ação missionária é a razão da igreja existir. Jesus disse: " Ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos". ( Mt 28:19-20)

Deus vocacionou a todos nós, sem exceção. Cada crente, comprometido com o crescimento saudável da igreja de Cristo, deve chocar sua vida e sua vocação a serviço do cumprimento da Grande Comissão. As formas de engajamentos com a evangelização do mundo são muitas, mas esse envolvimento precisa ser genuíno, de dentro para fora, deve partir do desejo de fazer parte do projeto de Deus  para o mundo. Seja intercedendo, contribuindo, atuando profissionalmente, voluntariamente, falando, mobilizando que seja sincero. Testemunhe com fé, amor e esperança.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O Mistério da Tragédia

Bendito seja Deus que não me rejeita a oração, nem aparta de mim a sua graça (Salmo 66:20)

Quando sofremos dores e a perda de um entre querido, algumas vezes perguntamos: Porque isto acontece se Deus está conosco? A Bíblia nos relata sobre o futuro da história da humanidade, mas não nos dá uma explicação específica sobre os eventos que ocorrem diariamente em nossas vidas. Quando tragédias nos golpeiam, em sua maioria, não entendemos o mistério das doenças, acidentes ou mortes.


Mesmo em tempos de traumas que nos deixam perplexos, nós podemos nos apoiar neste conselho q sustenta nossa fé.Quem há entre vós que andou em trevas sem nenhuma luz, e ainda assim confiou em o nome do Senhor e se firmou sobre o seu Deus? ( Is. 50:10).

W.A.Shelton, era pastor da 1ª. Igreja Metodista em Gadsden, Alabama, e perdeu sua esposa a quem amava profundamente. Ele falou assim a seu amigo Denson Franklin: como sinto a sua falta, mas eu estou na equipa de Deus e Ele é o lançador. Ele determina as jogadas e eu corro onde Ele diz. Eu não entendo, mas eu devo continuar a jogar em sua equipa.

 Você está passando por circunstâncias que não entende? Clame ao Senhor( Sl 66:17, 19-20) e continue a confiar em sua sabedoria e bondade. Ele entende tudo e se preocupa com você. Quando todas as coisas parecem estar contra você, lembre-se que Deus é por você.